segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estudantes da ETE Arlindo Ferreira dos Santos se informam sobre Aftosa e Brucelose

Atentos nas cadeiras do auditório, os alunos do curso de Agropecuária da Escola Técnica Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, conheceram um pouco mais sobre a Aftosa e a Brucelose, temas de uma palestra realizada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro. O evento ocorreu na manhã da última sexta-feira (23).
Os temas foram abordados pelo médico veterinário da Adagro, Arcôncio Lins (Arconcinho), que repassou importantes informações sobre as doenças, tais como: modo de transmissão, a prevenção, os principais sintomas e os prejuízos econômicos.
A brucelose é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria e que ataca bovinos, caprinos, suínos e o homem. A doença não tem tratamento e nem cura e o animal precisa ser sacrificado.
Já a febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. A gravidade e preocupação em torno da febre não existe por causa das mortes que ocasiona, mas pelos elevados prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida e o local onde a doença é detectada é interditado, dificultando a produção de gado e a venda de carne.
Para a direção da ETE e a coordenação do curso de agropecuária, o objetivo desse tipo de evento é fazer com que os jovens aprendam sobre as doenças e repassem as informações obtidas. “A palestra foi muito importante, aos poucos vamos criar uma consciência preventiva nos jovens para que eles se tornem propagadores das informações”, disse o diretor da ETE, Júlio César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário